QUE TAL UMA CAVEIRA EM CASA?

Sim, as caveiras estão na moda. A grande tendência de “skull lovers” já passou para a decoração.

Não, não significam a morte ou o mal, isso é o que é veiculado pelos filmes de terror. Agora estão na moda. E com alguma razão de ser pois o seu simbolismo é positivo.

Apesar de o simbolo da caveira ser muito utilizado para representar elementos negativos, como veneno, perigo e morte, de uma forma geral a caveira simboliza mudança, transformação, renovação, início de um novo ciclo. A caveira é também o símbolo da mortalidade, representa o caráter transitório e passageiro da vida.

Cada cultura tem também a sua interpretação deste simbolo.

Na cultura mexicana, o Dia dos Mortos, comemorado do dia 31 de outubro a 02 de novembro, é o dia em que os mortos voltam para visitar as suas famílias. A festa dos mortos é uma das mais tradicionais e animadas da cultura mexicana, e são preparados muitos doces, inclusive em forma de caveirinhas. A caveira mexicana representa mortalidade e também é uma homenagem prestada aos entes queridos já mortos.

Para os antigos índios mexicanos o uso da caveira também tem um significado. Simboliza a vida, o renascimento,  a igualdade e são um amuleto de proteção e devoção à Santa Muerte, por isso poderá ser útil numa casa moderna.

Para os crentes da Cabala, pode representar renascimento, o que é uma razão para celebração ao invés de tristeza. A morte nem tem de ser algo negativo, pode ser uma experiência positiva e lembrar quem morreu pode ser animador.

No Tarot, a caveira é um símbolo que representa mudança. Aquela grande mudança na vida, onde renascemos. Significa transformação, novo ciclo e em algumas culturas poder, força e invencibilidade.

No campo esotérico, sonhar com caveiras, significa sorte e prosperidade. É o símbolo que representa que estamos aqui de passagem e que todos somos iguais por dentro: Não temos cor, sexo ou classe social.

Para a Maçonaria é o símbolo do renascimento.

Para os Hindus as mini-caveiras que formam o colar da Deusa Kali mostram como a vida e o mal são finitos.

Se para os marinheiros a caveira já significou  medo, para os piratas é coragem.

Agora que já conhece o simbolismo das caveiras, escolha uma para a sua sala. São modernas e são a tendência na decoração que se quer “fashion”…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.